AVISO AOS VISITANTES!

Bem vinda(o) aos PEQUENOS DELITOS RENOVADOS.
É um blog que mistura poesia e sacanagem (não nessa ordem). Suas contribuições (fotos, poemas, idéias) serão importantes para o blog. Sinta-se dono e ator principal desse blog.
A mais importante participação é sua visita. E claro, seus comentários...
Contate-me.... aguardo você no e-mail do blog: delitosdosexo@gmail.com

sexta-feira, 25 de julho de 2014

DELITOS DO LÉXICO PORTUGUÊS

Provérbios e expressões idiomáticas são lexias complexas que têm em comum características como indecomponibilidade, cristalização na língua e sentido conotativo.
O objetivo deste post é ilustrar alguns provérbios e expressões idiomáticas:

A) Dar alguns dedos de prosa:
 

B) Antes um pássaro na mão que dois voando:

C) Cutucar a onça com vara curta:

D) Onde come um, comem dois:



10 comentários:

  1. É dando que se recebe! Cavala dada olha-se os dentes! Quem com ferro fere com ferro será ferida! Casa de ferreiro é espeto de pau! E vale lembrar que o padeiro é muito macho porque ele queima tudo, menos a rosca!

    Vinícius Podólatra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo Vinícius.
      Há outro ditado de Guimarães Rosa que diz: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende..."
      São tantos que eu nem mais me lembrava.... quem sabe eu possa fazer desses ditados um post constante???

      Excluir
  2. Respostas
    1. Querida amiga e leitora.... deve ser por isso que estou sempre apressado!!!!

      Excluir
  3. La riqueza lingüística hace que todo tome un doble sentido... Me gusta el B jejejeje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No sé se hay en Español ese específico dicho...
      Hay uno que me gusta: El pez por la boca muere!!!!!

      Excluir
  4. Por tudo isto e muito mais é que adoro a lingua portuguesa :)

    Beiju

    Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também.... adoro de paixão a língua portuguesa....
      E adoro tuas visitas....

      Excluir
  5. Vivendo e aprendendo.... o que é teu, está guardado....
    Adoro ditados, tem sempre um ensinamento.
    Xero em tu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devolvo... o que é teu... está muito bem guardado...
      Ou, o que é do homem o bicho não come!!!
      Nem precisa se preocupar pois esse ditado é verdadeiro!!!

      Excluir

Delito maior é não comentar aqui!!